Desemprego volta a cair em julho, aponta IBGE

Resultado de imagem para Desemprego
Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/

Em mais um sinal de retomada da economia, o desemprego voltou a cair no País. No trimestre encerrado em julho, a taxa de desocupação passou de 13,6% para 12,8%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira (31).

Os dados revelam que o número de desempregados no Brasil atingiu 13,3 milhões de pessoas de maio a julho, contra os 14,02 milhões registrados no período de fevereiro a abril.

No caso da população ocupada, houve um crescimento de 1,6% em relação ao trimestre anterior. Na prática, isso significa que mais de 1,4 milhão de pessoas foram reposicionadas no mercado de trabalho e voltaram a ter renda.

De acordo com o levantamento, o número de empregados com carteira de trabalho ficou estável em 33,3 milhões de pessoas, enquanto o número de trabalhadores por conta própria cresceu 4,6% no trimestre (+468 mil pessoas).

Por sua vez, o nível da ocupação, indicador que mede o percentual das pessoas ocupadas, ficou em 53,8% no trimestre encerrado em julho, o que representa um aumento de 0,6 ponto percentual frente ao trimestre anterior.

Trajetória positiva

O resultado do trimestre reforça a tendência de queda no desemprego diante da retomada da economia. De janeiro a julho, por exemplo, foram criadas 102,3 vagas formais de emprego no País, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do IBGE e Ministério do Trabalho /http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/08/desemprego-volta-a-cair-em-julho-diz-ibge