Em Natal, famílias do Maruim têm nova morada

nat11

Foram mais de 30 anos de espera. Mas agora os moradores da comunidade do Maruim, nas Rocas, Zona Oeste de Natal, enfim, têm à disposição uma moradia de qualidade. Eles vão residir a partir desta semana no Residencial São Pedro, entregue oficialmente pela Prefeitura de Natal na última sexta-feira (24). Assim, vão viver uma realidade habitacional totalmente diferente da que tiveram nas últimas décadas.

O Residencial São Pedro é um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que conta com 200 unidades habitacionais. Ao todo, 165 famílias do Maruim foram beneficiadas. Além delas, o condomínio vai abrigar moradores do bairro de Mãe Luiza e da Comunidade do Jacó que tiveram casas atingidas por desabamentos. Foram investidos R$ 12,2 milhões na execução do residencial.

A importância do projeto não se dá apenas pelo número de unidades habitacionais, mas também pelos contextos social e econômico em que está inserido. A remoção da comunidade do Maruim, além de garantir moradias dignas para seus habitantes, vai permitir a ampliação do Porto de Natal e da movimentação de mercadorias no local. Esta expansão abre uma nova perspectiva de geração de empregos e renda para a população da capital potiguar.

Outra vantagem para as famílias contempladas é que elas não serão remanejadas para regiões periféricas da cidade, o que vai permitir que continuem normalmente a exercer as atividades cotidianas. O Residencial São Pedro foi erguido no terreno onde funcionaram as secretarias de Administração e de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, nas proximidades do estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas.

A área foi doada pela Prefeitura e, em virtude dessa doação, a gestão municipal exigiu que o valor do terreno fosse revertido em melhorias nos apartamentos, que têm 43 metros quadrados e com azulejos do chão ao teto, além de possuírem esquadrias de alumínio. Por isso, o empreendimento é considerado o melhor do Brasil dentre aqueles que fazem parte da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida.