PARA 32% DO ELEITORADO, BOLSONARO É O ANTI-LULA

247 – Levantamento feito pelo Instituto paraná Pesquisas aponta que 32,8% do eleitorado brasileiro identifica o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) como o que mais representa o sentimento anti-Lula ou anti-PT. Logo em seguida, segundo a pesquisa, aparecem o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com 14,5%; Marina Silva (Rede), com 12,3%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7,6%; Joaquim Barbosa (sem partido), 7,3%; Ciro Gomes (PDT), 3,6%; e Álvaro Dias (Podemos), 2,8%.

Se a estratégia utilizada por Bolsonaro, de atacar Lula e o PT, o coloca em posição de destaque para o pleito presidencial de 2018, ao mesmo tempo elava a rejeição do pré-candidato. O risco cresce ainda mais caso Lula não venha a ser candidato, uma vez que o deixariam sem um discurso efetivo capaz de capitalizar votos em torno de sua candidatura. A pesquisa aponta que a rejeição a Bolsonaro chega a 53,9% da população.

“Quem não gosta do Lula vai votar em qualquer outro concorrente que evite que ele se eleja presidente”, diz o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo. Segundo ele, “Bolsonaro é inteligente para ir ao segundo turno. Mas, para ganhar a eleição, é diferente. A rejeição alta pesa”.

Para Hidalgo, à exceção do Lula, até agora ninguém ‘apanhou’ e a tendência quando a “artilharia” começar é que a rejeição aos demais candidatos também suba rapidamente.

Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas foi realizado entre os dias 24 e 27 de julho, com 20.020 eleitores com 16 anos ou mais de 25 estados brasileiros. O levantamento possui margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Fonte:https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/310229/Para-32-do-eleitorado-Bolsonaro-%C3%A9-o-anti-Lula.htm