Projeto ‘Natal sem Dívidas’ facilita negociação com devedores, começa hoje (16)

Negociação vai de 16 a 25 de novembro (Foto: Alex Régis)
Negociação vai de 16 a 25 de novembro
(Foto: Alex Régis)

A 4ª edição do projeto Natal sem Dívidas, criado para facilitar a conciliação entre empresas e consumidores inadimplentes, começa nesta quarta-feira (16), no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, na Rua Trairi, ao lado da Praça Cívica no horário de 8h as 14h. A ação vai intermediar a negociação de débitos entre credores e consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, com a conciliação dos interesses das partes. As empresas Claro, Embratel, NET, TIM, Vivo, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Losango e Itaú.

Na primeira fase, no período de 16 a 25 de novembro, será feito o atendimento do consumidor com o preenchimento de formulário, triagem de análise dos casos e elaboração de propostas para parcelamento de dívidas.  Na segunda fase, entre os dias 28 a 30 de novembro, o programa terá mutirões de mediação e conciliação, por meio de audiências com as empresas.

Este ano o projeto firmou parceria com o Sebrae, que capacitou os servidores do Procon Natal e os universitários do UNI-RN com o curso de Finanças Pessoais para melhor atender o consumidor que participará do programa.

Para a diretora do Procon Natal, Aíla Cortez, as empresas participantes deverão oferecer condições especiais e possibilitar o pagamento de dívidas com propostas que possam apresentar redução de juros e multas, ressaltando que este programa vem atingindo seus objetivos, considerando que na última edição, foram realizados 1298 atendimentos com um índice de acordos chegando à casa dos 78,32%.

Segundo a Fecomércio, a capital potiguar é a quinta do país com o maior percentual de famílias endividadas, em torno de 76% e também a quarta com maiores taxas de comprometimento da renda com dívidas. Neste item de estudo, Natal aparece com 36% do comprometimento da renda atrás apenas de Manaus 42%, Boa Vista 41% e Teresina com 41%.