Projeto orienta profissionais sobre segurança de pacientes do SUS

Projeto orienta profissionais sobre segurança de pacientes do SUS Ação busca reduzir em 50% contaminações em hospitais Arquivo/ Agência Brasil

Um projeto colaborativo lançado pelo Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência vai orientar profissionais de 120 hospitais públicos quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do SUS.

Com o plano “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, a expectativa é reduzir em 50% as contaminações relacionadas à assistência à saúde no País, como a infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central e a pneumonia associada à ventilação mecânica.

A medida prevê ainda redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.

Seleção

Os hospitais interessados em participar do processo seletivo devem se cadastrar entre 4 e 16 de setembro no Ministério da Saúde. O projeto terá duração de três anos nos 120 hospitais escolhidos. O investimento total do projeto será de R$ 17 milhões em isenção fiscal.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde